CUSCO (CUZCO) – PERU
Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1977, é o principal destino turístico do Peru . Foi a capital do Império dos Incas, e conta com prédios e arquiteturas Inca como o Koricancha e o Palácio do Inca Roca, junto a outras construções coloniais de estilo barroco andino como as imponentes fachadas da iglesia de La Catédral e a Igreja da Companhia de Jesus. Conta ainda com vários e impressionantes templos, além de casas da época colonial, museus, mercados artesanais, restaurantes acolhedores e uma excitante vida noturna.
Nos arredores da cidade, que mesmo com a influencia espanhola, tendo destruído e colocado abaixo o que os Incas ergueram com grande habilidade, há muito que se visitar e desfrutar, como os complexos arqueológicos de Sacsahuamam, com pedras de até 9 metros de altura e 3350 toneladas de peso (aqui é realizado o Inti Raimy ou Festa do Sol no dia 24 de junho), monumentos sagrados onde se rendia culto como Qenko, e ate os popularmente chamdos Banhos do Inca ou Tambomachay, um excelente lugar de culto a água.
Vale Sagrado dos Incas,
É um encantador cenário natural, com sua imponente Cordillera do Vilcanota, com suas impressionantes andenerias incas (terraços Incas para cultivo) e sítios arqueológicos.
Sob o intenso azul do Céu, surgem os pitorescos povoados de Pisaq, conhecido por seu mercado dominical que atrai a Miles de visitantes, devido a que as comunidades indígenas com suas coloridas vestimentas típicas acompanhadas de seus alcaldes ou Varayoc (prefeitos) chegam para assistir a tradicional missa em Quechua; Yucay um povoado netamente agrícola, que conserva o palácio do inca Sayri Tupac; Ollantaytambo, gigantesco complexo agrícola, administrativo social, religioso e militar do império do Tahuantinsuyo e à Comunidade Indígena de Chincheros, que foi a fazenda do inca Tupac Inca Yupanqui, nela também se encontra um belo templo colonial construído sobre muros incas, seu maior atrativo é seu mercado dominical, originalmente dedicado ao trueque (intercambio de produtos). Atualmente, o mercado e um verdadeiro espetáculo de cores e movimento que causa fascinação do turista, com seus ofertas de artesanato e prendas têxteis elaborados ao mas puro estilo pré-colombiano.
Maras e Moray
Maras ou “Minas de Sal”, constituído por quase 3,000 poços pequenos artesanais que são preenchidos com água salgada que vem de um afluente natural cada três dias, o água se evapora e a sal se solidifica gradualmente para logo ser comercializado nos mercados, e Moray foi um importante centro experimental de agricultura inca, formado por Andenes circulares (terraços agrícolas), construídas sobre muros de contenção recheados com terra fértil e regados mediante complexos sistemas de irrigação, permitiam cultivar mas de 250 espécies vegetais, e um protótipo de invernadeiro ou estação biológica experimental avançada para sua época.
Machu Picchu
O santuário histórico de Machu Picchu, considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno, e um ponto turísticos obrigatório para todos os viajantes apaxionados pela historia, localizado no topo da montanha na zona da selva foi descoberto por Hiram Bingham em 1911, e está localizado a 111 km da cidade de Cusco e 3 horas de viagem em trem da cidade.
Machu Picchu considerada uma das mais extraordinárias mostras de arquitetura paisagística do mundo. Encravada na cima da montanha que domina o profundo cânion do rio Urubamba, em plena floresta tropical, constituía o centro de culto e observação astronômica e fazenda privada da família do inca Pachacutec.
Consta de dos grandes áreas: Uma agrícola formada principalmente por andenes (plataformas agrícolas) e recintos para armazenar alimentos; e outra urbana, onde se destaca a zona sagrada, com templos, praças e mausoléus reais trabalhados com um nível de perfeição extraordinária. As escadarias e canais de pedra lavrada são constantes ao largo de este singular sitio arqueológico. Frente a cidadela se levanta a montanha Huayna Picchu, que se acede por um empinado caminho de pedra.
O santuário histórico de Machu Picchu é uma unidade de conservação do ecossistema, nela habitam algumas espécies espetaculares como o galhito das Rocas, o Urso andino, veado anão ou sachacabra e mais de 300 espécies de aves, alem de isso dentro da diversidade de sua flora tem registrado mais de 200 espécies de orquídeas, muitas delas únicas no mundo.